O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, anunciou  na manhã de hoje a marcação das legislativas para 20 de Março de 2016.

O anúncio acontece dois dias depois  do Chefe de Estado ter reunido o Conselho da República para auscultar várias posições sobre esta matéria, onde, conforme explicou “não se registou qualquer convergência de opiniões entre as entidades ouvidas, havendo, pelo contrário, uma pluralidade de datas sugeridas e um leque rico de argumentos em favor de uma ou outra data”.

A escolha do Presidente da República recaiu sobre 20 de Março.  O PR explicou que a marcação da data levou em conta a preocupação de promover o máximo possível a afluência às urnas e não fazer coincidir as eleições com a semana santa da Pascoa nem com o Carnaval.

“A minha decisão vai, pois, no sentido de marcar as eleições gerais para um Domingo situado no período imediatamente a seguir ao final do mandato desta Legislatura, garantindo o desiderato de nem as eleições, nem a campanha eleitoral, coincidirem com nenhuma grande manifestação cultural ou religiosa e potenciando uma boa afluência às urnas. Nestes termos, decidi marcar como data para a eleição dos Deputados à Assembleia Nacional o dia 20 de Março de 2016. Oportunamente será publicado o competente decreto presidencial”.

Jorge Carlos Fonseca aproveitou ainda a sua comunicação à nação para apelar à participação eleitoral.

“Aproveito a oportunidade para apelar a todos os cidadãos, no país e no estrangeiro, que ainda não o tenham feito, podendo fazê-lo, a procederem ao recenseamento eleitoral  e a  organizarem a sua vida de modo a poderem exercer, no dia 20 de Março próximo, o dever cívico inalienável que é votar para a escolha dos nossos representantes na Assembleia Nacional, num ambiente que se deseja e se espera seja de liberdade, de sã e justa competição democrática, prestigiando-se e reforçando-se a nossa democracia, condição primeira de afirmação crescente no nosso Cabo Verde de um estado de direito moderno, de um país cada vez mais livre, competitivo e justo”, disse.

Fonte: Jornal A Voz

 

banner linha verde

baner nacional

Direitos de autor © 2018 DGAPE - Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral. Todos os direitos reservados.
Design by: NOSI