Os cadernos de recenseamento para consulta e reclamação dos eleitores, já estão disponíveis em todo o território nacional. Tendo sido suspenso o recenseamento eleitoral no passado dia 30 de Junho, por força da Lei Eleitoral, a preparação dos cadernos de recenseamento em prazo hábil exigiu um grande esforço das Comissões de Recenseamento Eleitoral - CRE, que contaram com o apoio da Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral- DGAPE, para consolidação dos cadernos.

“O volume de dados é considerável e foi necessário muitas horas de trabalho, inclusive nos finais de semana. As CRE’s preparam várias cópias dos cadernos pois além da exposição nas sedes, os cadernos são colocados nas localidades 

Na cidade de Praia os cadernos estão disponíveis na sede da CRE e em vários bairros nos locais mais frepara facilitar o acesso dos eleitores. A Praia é o concelho com o maior número de eleitores, por isto mesmo o trabalho de preparação é mais complexo, mas tudo foi concluído no domingo”, explica a directora da DGAPE, Arlinda Chantre.praiacr1p

Todos os cidadãos inscritos no recenseamento eleitoral devem consultar os cadernos de recenseamento para verificar se o nome consta nos cadernos bem como se todos os dados estão correctos.quentados pelos jovens.

Se houver incorrecção (nome mal escrito, nome incompleto, data de nascimento errada, filiação incompleta, etc.), o cidadão tem até o dia 16 de julho para apresentar suas reclamações, devendo fazê-lo por escrito junto à CRE do seu concelho de residência. Não vendo a sua pretensão satisfeita pela CRE, o cidadãos pode ainda recorrer desta decisão no Tribunal da Comarca com jurisdição no seu Concelho de residência habitual.

Os cadernos de recenseamento encontram-se também disponíveis para consulta no site da DGAPE www.dgape.cv

 

banner linha verde

baner consultaCadernos

baner nacional

Direitos de autor © 2019 DGAPE - Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral. Todos os direitos reservados.
Design by: NOSI