Mais de 16  mil novos eleitores votarão nas eleições autárquicas,

Após as eleições legislativas realizadas no dia 20 de março, 16.475 cidadãos foram inscritos no recenseamento eleitoral, no território nacional.

Os concelhos da Praia e de São Vicente, que são aqueles com maior população residente, tiveram, respectivamente, 4.633 e 2.119 cidadãos inscritos neste período.

De acordo com a Directora da DGAPE, Arlinda Chantre, o número de recenseados está dentro das expectativas. “ Houve um intenso trabalho das comissões de recenseamento eleitoral para garantir que o maior número possível de cidadãos possa exercer o seu direito de voto. Agora é preciso que todos os eleitores inscritos confiram e confirmem seus dados nos cadernos de recenseamento eleitoral, a partir do dia 11 de julho”, alerta.

Conforme previsto no Código Eleitoral vigente, só podem votar nas eleições autárquicas os cidadãos nacionais e estrangeiros que completam 18 anos até ao dia 04 de Setembro, residentes em território nacional.

Já nas eleições presidenciais poderão votar os cidadãos nacionais, residentes no território nacional e no estrangeiro, que completam 18 anos até ao dia 02 de Outubro.

É de se notar que o recenseamento eleitoral no estrageiro continua até ao próximo dia 29 de julho.

o território nacional o recenseamento eleitoral está suspenso desde o dia 1 de julho até a realização das eleições presidenciais. Logo após as eleições as comissões de recenseamento eleitoral retomam as atividades de inscrição de cidadãos com 18 anos ou mais, e também para transferência dos cidadãos inscritos que mudaram de concelho de residência.

incritosrecenseamento

banner linha verde

baner consultaCadernos

baner nacional

Direitos de autor © 2019 DGAPE - Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral. Todos os direitos reservados.
Design by: NOSI